Como dormir após fazer cirurgia de varizes?

como dormir após fazer cirurgia de varizes

Se você sofre com varizes e o médico te indicou uma cirurgia, é comum surgirem dúvidas com relação ao pós-operatório e, principalmente, sobre como dormir após a cirurgia de varizes.

E para te deixar por dentro do assunto, vamos te dar algumas dicas para que você tenha um pós-operatório tranquilo. Acompanhe!  

Como é a cirurgia de varizes

Geralmente localizada nas pernas, as varizes são veias dilatadas e deformadas que surgem quando, por algum motivo, o sangue chega nos membros inferiores, mas encontram dificuldades de retornar ao coração.

As varizes costumam incomodar tanto por questões estéticas como pelos sintomas, que causam muito incômodo, como a sensação de cansaço nas pernas, dores, vermelhidão, formação de manchas nos tornozelos e queimação. 

As varizes não desaparecem espontaneamente e uma vez instaladas, somente uma cirurgia pode acabar com o problema. E isso se dá com a retirada da veia ou secagem.  

A cirurgia para remoção das veias é feitas por meio de pequenas incisões (cortes), que geralmente variam de 1 a 3mm de extensão, dependendo do diâmetro da veia. Mas pode acontecer também de ser preciso tratar a uma veia de maior porte, de maior diâmetro e mais extensa, chamada veia safena. Nesses casos, as incisões serão maiores e a cirurgia mais delicada. 

De qualquer forma, o pós-operatório de uma cirurgia de varizes é bem tranquilo e se engana quem pensa que é preciso ficar de repouso por muitos dias. 

Nos primeiros dias depois da cirurgia de varizes, os pacientes devem ficar mais tempo em repouso e evitar pegar peso. Já no dia seguinte, os pacientes já devem caminhar e o uso de analgésicos simples para aliviar as dores também já deve ser feito. A partir do terceiro ou quarto dia, os pacientes se tornam praticamente independentes para as atividades básicas do dia a dia, como andar, sair, caminhar, dirigir, subir escadas, etc. 

Como dormir após fazer cirurgia de varizes

Essa, com certeza, é uma dúvida comum. Como vimos o pós-operatório pode ser muito tranquilo e como consequência o sono também.

O paciente deve dormir da forma mais confortável possível, elevando os membros inferiores com um travesseiro para trazer alívio e melhora do inchaço pós-operatório.

Outra opção na hora de dormir é elevar os pés da cama ou colocar uma espécie de apoio embaixo do colchão para elevar toda a perna e não apenas o calcanhar e os pés. Com isso, a atitude facilita o retorno do sangue das pernas em direção à parte superior do corpo.

Já durante o dia, deve-se elevar as pernas em intervalos regulares, de acordo com a recomendação médica. 

O uso de meias elásticas após a cirurgia de varizes

Os médicos costumam recomendar o uso de meia de compressão no pós-operatório das cirurgias de varizes. Essa recomendação traz diversos benefícios e tem o objetivo de evitar algumas complicações cardiovasculares, como trombose e edema, e costuma durar pelo menos 30 dias. 

Como você já deve saber, as meias, com a sua função compressiva, ajudam o sangue a subir de volta para o coração. Ao apertarem a musculatura das pernas, elas literalmente empurram o sangue para cima.

Elas possuem divisão a partir de faixa de compressão, identificadas pela unidade de medida mmHg (veja o que significa o mmHg nas meias de compressão). Quanto maior o número de mmHg, mais apertada ela é, e cada compressão serve a um propósito diferente. Por isso, cada paciente terá uma recomendação de acordo com seu caso.

E se você está precisando de meias de compressão por que não comprá-las pela internet? Na Maconequi, você encontra os melhores modelos de meias dos principais fabricantes. E o melhor: com os menores preços. Além disso, eles entregam em todo o país.

Blog feito com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre varizes, como evitar e como tratar esse problema.
Post criado 28

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo