como evitar varizes

Confira 6 dicas sobre como evitar varizes

Geralmente localizada nas pernas, as varizes são veias dilatadas e deformadas que surgem quando, por algum motivo, o sangue chega nos membros inferiores, mas encontram dificuldades de retornar ao coração.

As varizes costumam incomodar tanto por questões estéticas, considerando que as veias ficam com uma coloração avermelhada (fase inicial) ou azuladas (fase avançada), e como pelos sintomas, que causam muito incômodo, como a sensação de cansaço nas pernas.

Outros sintomas que servem de alerta são o inchaço, as dores, a vermelhidão, a formação de manchas nos tornozelos e a queimação. O surgimento das varizes indica que a saúde precisa de um pouco mais de atenção, por isso não deixe de procurar um médico angiologista.

Quem pode ter varizes?

Apesar das varizes aparecerem em homens e mulheres, as pessoas do sexo feminino têm mais probabilidade de ter esse problema. Isso acontece devido aos hormônios estrogênio e progesterona que dilatam e enfraquecem os vasos sanguíneos.

Com os vasos enfraquecidos e dilatados, fica mais difícil de realizar o processo de bombear o sangue para o coração, o que favorece o surgimento das varizes. Outro fator que influencia é a gravidez, já que o peso do feto prejudica o fluxo sanguíneo.

Existem outros fatores de risco para o surgimento das varizes. Pessoas com pouca circulação e altos níveis de inflamação causados por má alimentação, falta de exercícios, lesões nos membros, desequilíbrios hormonais e altos níveis de estresse também estão na lista.

Confira outros fatores de risco abaixo:

  • predisposição familiar (o problema passa de geração para geração);
  • pessoas com mais de 40 anos;
  • ficar sentado ou em pé por muitas horas seguidas;
  • uso frequente de sapatos desconfortáveis (salto alto, muito plano, apertado, etc);
  • sedentarismo;
  • adolescentes no período da puberdade;
  • tabagismo;
  • gravidez;
  • uso de pílulas anticoncepcionais;
  • menopausa; e
  • pessoas muito brancas e com alto nível de exposição solar.

Como evitar varizes?

Como falamos no início deste post, as varizes surgem quando há uma má circulação sanguínea nos membros inferiores que impede que o sangue retorne para o coração. Alguns cuidados ajudam a melhorar a circulação e, assim, evitam o surgimento e a progressão das varizes.

1. Você fica muito tempo em pé ou sentado?

Se você trabalha muito tempo em pé ou sentado na mesma posição, a dica é revezar frequentemente a posição para não prejudicar tanto a circulação sanguínea. Você pode também fazer uma pequena caminhada e exercitar a panturrilha a cada hora.

Você não precisa ficar passeando no horário do expediente, só de ir ao banheiro ou ir pegar uma água ou um café já vai ser o suficiente pra dar uma movimentada nas pernas e ajudar o sangue a bombear melhor.

2. Que tal esticar um pouco as pernas?

Outra dica é posicionar as pernas esticadas acima do nível do coração pelo menos uma vez ao dia por 15 minutos. Essa posição reduz a pressão nas pernas e também favorece a circulação do sangue. Se você puder fazer isso mais que uma vez ao dia é ainda melhor.

3. Use meias de compressão

As meias de compressão são grandes aliadas na prevenção das varizes. Elas diminuem a pressão da gravidade sobre os vasos sanguíneos, facilitando o bombeamento do sangue para o coração.

Essas meias ajudam muito quem precisa ficar muito tempo em pé. Mas elas só devem ser usadas com a orientação de um médico pois existem vários modelos e um deles é específico para ajudar na prevenção das varizes.

4. Evite sentar de pernas cruzadas

Se ficar muito tempo sentado na mesma posição já dificulta a circulação do sangue, com as pernas cruzadas é pior ainda. Essa posição faz com que as veias fiquem pressionadas e frágeis, inchando e podendo causar o surgimento das varizes.

5. Mantenha uma alimentação saudável

Evitando o consumo de gordura, sal e açúcar, você contribui para que não haja inflamações e enfraquecimento da parede dos vasos sanguíneos. Além de cuidar melhor do fígado que é responsável por filtrar e remover as impurezas do sangue.

Outro benefício que vem com a alimentação saudável é o controle do peso. Estar acima do peso ideal aumenta a pressão nos membros inferiores e a quantidade de gordura no abdômen, ambos os casos prejudicam o sistema circulatório.

6. Pratique atividades físicas

Não precisa sair desesperado e entrar na academia agora! Caminhar ou andar de bicicleta já são atividades que podem ajudar. Esses exercícios ajudam na circulação e fortalece a musculatura da panturrilha, evitando o acúmulo de sangue na região.

Tem tratamento para varizes?

Para saber como evitar varizes, você irá consultar um médico angiologista ou um cirurgião vascular. Ele irá avaliar se as medidas de autocuidado serão suficientes para o tratamento das varizes ou se será preciso fazer um procedimento cirúrgico para fechar ou remover as veias.

É de grande importância cuidar desse problema pois as varizes, se não cuidadas, podem trazer complicações como trombose, embolia pulmonar, ulcerações, infecções, sangramentos e pele frágil tendo mais facilidade para se machucar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *