Está sentindo dor na batata da perna e não faz ideia do que pode ser? Então você precisa ler este texto. Acompanhe!
A função da batata da perna
Já contamos aqui no blog, que a nossa batata da perna (panturrilha) funciona como uma bomba, jogando o sangue de volta em direção ao coração. Por essa importante função, ela é conhecida como o coração da perna.
Seu funcionamento é muito simples. Toda vez que movimentamos a musculatura da panturrilha, ocorre o movimento de contração e relaxamento que, em sequência, comprime e relaxa as veias profundas das pernas, bombeando o sangue para cima.
No entanto, a dor na batata da perna pode indicar alguns problemas, como veremos a seguir.
Causas da dor na batata da perna
1. Má circulação sanguínea
Afeta principalmente pessoas sedentárias e com mais idade, bem como as gestantes no final da gravidez e as pessoas que fizeram uma cirurgia recente e que ainda estão de repouso na cama.
Nesses casos, a dor na batata da perna não é um motivo de preocupação, mas pode deixar os pés frios e ser desconfortável para andar.
Para resolver o problema, faça alongamentos que podem ajudar a diminuir a dor e o desconforto da má circulação e pratique exercícios regularmente para melhorar a circulação e evitar a formação de varizes, por exemplo.
Outras boas dicas incluem usar meias de compressão, não ficar muito tempo sentado ou de pé e diminuir a quantidade de sal na comida, para evitar a retenção hídrica.
2. Trombose venosa profunda
A trombose venosa profunda é um distúrbio vascular mais comum em idosos e provoca dor na batata da perna, inchaço e rigidez.
Ela ocorre quando um trombo entope uma das veias das pernas, bloqueando a circulação a partir deste local.
Quando há suspeita de trombose venosa profunda é recomendado ir ao médico para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado com medicamentos anticoagulantes que diluem o coágulo. Porém, em alguns casos, pode ser indicada uma cirurgia para colocar um stent para abrir a veias e facilitar a passagem sanguínea.
3. Varizes
Quando a pessoa possui muitas varizes, pode ter dor na batata da perna com frequência. Nesses casos, as veias ficam mais inchadas e deixam a sensação de pernas pesadas e cansadas.
O tratamento para varizes pode ser feito com o uso de meias de compressão, remédios e atividade física regular para fazer com que o sangue seja bombeado com mais força;
Outras opções de tratamentos são a terapia à laser, escleroterapia e cirurgia para varizes, conforme já falamos no artigo Tratamento para varizes: qual é a melhor opção?
Meias de compressão e a dor na batata da perna
Como você viu, as meias de compressão podem ser uma grande aliada quando o assunto é dor na batata da perna, já que atuam na prevenção de doenças venosas e problemas circulatórios.
A atuação da meia de compressão no corpo tenta, em certa medida, compensar a função da panturrilha quando não estamos em movimento. Como as meias de compressão são apertadas, elas pressionam a região dos tornozelos e das batatas da perna. Essa ação empurra o fluxo sanguíneo para cima, semelhante ao que fazem as panturrilhas.
Porém, só use meias de compressão depois de falar com seu médico, apenas ele poderá indicar a meia de compressão ideal para o seu caso. E saiba que, se precisar usar meias de compressão, não deixe de conferir as diversas opções que a Maconequi oferece. Com certeza lá você irá encontrar a meia de compressão que procura.