Descubra de uma vez por todas como evitar dormência nas pernas

como evitar dormência nas pernas

Já falamos aqui no blog sobre a dormência nas pernas: causas, diagnósticos e tratamentos. Mas agora, neste nosso novo artigo, vamos te mostrar o que fazer para evitar essa sensação incômoda e que pode ser um sinal de alerta para problemas mais sérios.

Acompanhe!

O que é a dormência nas pernas

A dormência nas pernas é a perda parcial ou completa da sensibilidade. Quando estamos com dormência é impossível sentir um toque leve, dor ou temperatura. Perdemos também a sensação de posição, ou seja, não sabemos onde estão as partes do corpo e com isso podemos ter  problemas de equilíbrio e coordenação motora.

Neste momento pode ser que você esteja pensando que dormência e a mesma coisa que formigamento, sensação de picada ou a sensação de perna fraca ou paralisada. Porém, são coisas diferentes com causas também diferentes. 

A dormência, quando ocorre com frequência ou por um longo tempo, está relacionada ao mau funcionamento da comunicação entre os receptores sensitivos e o cérebro e pode ter origem nos nervos, nas raízes de um nervo na coluna ou na medula espinhal. 

Já o formigamento, pode estar relacionado à insuficiência do fluxo de sangue, muito comum em casos de varizes. Já que, quem tem varizes tem a circulação do sangue afetada pela incapacidade da veia de funcionar adequadamente. E, com isso o sangue acaba refluindo e ficando acumulado nas veias, aumentando a pressão da área e tornando-a dilatada e com consequente sensação de formigamentos. 

Como evitar a dormência nas pernas 

Para evitar a dormência nas pernas e assim garantir seu bem-estar, algumas medidas podem ajudar, como por exemplo:

Acupuntura

A acupuntura é uma abordagem muito popular para a dor crônica e dormência. Trata-se de uma terapia alternativa que restaura a sensação para as áreas específicas de dormência. 

Isso ocorre porque a acupuntura estimula a circulação e influencia o comportamento dos neurotransmissores do cérebro através da utilização de agulhas especificamente colocadas. 

Quente e frio

Mudanças rápidas de temperatura na área de dormência, pode proporcionar um alívio rápido. 

Faça a aplicação de compressas frias ou a submersão da parte do corpo adormecida em água fria. Até mesmo uma superfície ou piso frio pode proporcionar algum alívio para os pés dormentes. 

Bolsas térmicas que possam ser aquecidas no microondas também podem ajudar bastante. 

Dieta 

A dieta também pode influenciar nos casos de dormência, principalmente quando associada à esclerose múltipla. Muitos pacientes já perceberam que comer alimentos sem glúten e anti-inflamatórios pode ajuda. 

Assim, converse com seu médico sobre a melhor forma de mudar certos hábitos alimentares e assim ter uma vida muito mais saudável. 

Medicamentos 

Por fim, dependendo da causa da sua dormência, existem medicamentos no mercado que podem ser usados para evitar os episódios de dormências nas pernas. 

Consulte seu médico e veja se é possível usar alguma medicação. 

Tratamento e cuidados 

Se você sofre de dormência nas pernas, é preciso tomar alguns cuidados para evitar maiores problemas. 

Se os pés também estiverem dormentes e se a circulação for comprometida, deve-se usar meias e sapatos que se ajustam bem e, caso apresente dificuldades para caminhar ou se tiver perdido o sentido de posição, podem ser recomendadas sessões de fisioterapia com o objetivo de trazer mais segurança e assim evitar quedas. 

E claro, se estiver com dormência nas pernas, evite guiar veículos. 

Então, gostou deste nosso conteúdo? Aproveite então para ler nosso artigo Contraindicações para o uso de meias de compressão e continue seguindo nosso blog para ter acesso a mais dicas e informações relacionadas à saúde e bem-estar.

Blog feito com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre varizes, como evitar e como tratar esse problema.
Post criado 28

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo