Quais são as vantagens da meia de compressão para corrida?

A meia de compressão para corrida se torna mais popular, e não é por acaso.

As meias de compressão servem para melhorar a circulação sanguínea nas pernas, ajudando ou prevenindo casos de doenças venosas, como as varizes.

Mas muita gente ainda não sabe que elas também são grandes aliadas dos esportistas, já que prometem melhorar a circulação sanguínea e ajudar na recuperação muscular.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este nosso novo texto. Boa leitura!

Como a meia de compressão para corrida funciona?

As meias de compressão são de material elástico forte e muito resistente. Ela age comprimindo as veias da superfície da perna, bem como artérias e músculos, facilitando assim a circulação sanguínea.

Por conta disso, há uma maior oxigenação e redução da concentração de lactato, que quando se acumula no corpo faz com que os músculos endureçam e, eventualmente, fiquem doloridos.

Quais são as vantagens da meia de compressão para corrida?

A grande vantagem das meias de compressão é dada após os treinos e as provas de corrida. Pesquisas indicam que elas são capazes de reduzir o inchaço e promover a rapidez na recuperação muscular em 38%, já que a compressão deixa a fibra muscular mais unida.

Em um estudo de 2015 do Journal of Strength & Conditioning Research apontou que vestir as meias de compressão por 48 horas, após uma maratona, melhorou a performance dos corredores. O teste aconteceu na esteira, feito duas semanas depois.

Dessa maneira, foi percebido que é um indicador de que os atletas que usaram a meia de compressão para corrida se recuperaram mais rapidamente. E você já sabe, né? Quem se recupera bem, corre melhor.

Outros estudos também demonstraram que as meias de compressão podem reduzir dores musculares, cãibras, inchaço, lesões e inflamações e tudo isso, graças à melhora na circulação.

E tem outra grande vantagem: meias de compressão quando compridas, protegem suas pernas de pequenos arranhões, abrasões ou ervas venenosas nas corridas e principalmente, em trilhas.

Assim, como você pôde perceber, são muitas as vantagens da meia de compressão para corrida, mas só isso. As meias de compressão também podem ser usadas na corrida, bike, caminhada ou qualquer esporte de impacto.

Quando devo usar meia de compressão para corridas?

Muitos atletas gostam de usar a meia de compressão durante os treinos e provas, para aumentar o fluxo sanguíneo na parte inferior das pernas. Porém, atualmente, o uso mais indicado é no pós-prova.

E para aproveitar melhor os benefícios da meia de compressão para corrida, tente fazer treinos com e sem as meias. Prefira vesti-las em dias frios, treinos muito longos ou quando você sentir o corpo cansado. Vá fazendo experiências até descobrir como elas funcionam melhor para você.

Quer saber mais sobre meias de compressão?

Agora que você já sabe quais são as vantagens da meia de compressão, talvez você queira saber mais sobre o assunto. Continue acompanhando nosso blog para aprender mais!

E se você se interessou e quer comprar uma meia, visite esse post sobre como escolher sua meia de compressão . Encontre uma loja de meias de compressão com amplas opções para facilitar a escolha do seu modelo.

Blog feito com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre varizes, como evitar e como tratar esse problema.
Post criado 28

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo