As varizes são veias dilatadas e tortuosas que afetam as pernas e pés. Para algumas pessoas, elas não passam de uma preocupação estética, mas para outras elas podem ser sinônimo de dor, desconforto e trazer um risco maior de doenças circulatórias. Mas será que você sabe o que causa varizes?
Pois bem, se não faz ideia das causas desse problema tão comum, não deixe de ler este nosso novo artigo sobre o tema.
Acompanhe!
O que causa varizes
A causa mais comum das varizes é a predisposição genética. Assim, se seus pais possuem varizes, a suas chances de também desenvolve o problema é bem grande.
No mais, as varizes podem aparecer e serem sinal de problemas mais graves, tais como:
- Coágulos de sangue ou bloqueio nas veias
- Veias profundas danificadas
- Vasos sanguíneos anormais (fístulas arteriovenosas)
Por sua vez, além do histórico familiar, alguns fatores aumentam o risco de desenvolver varizes como por exemplo:
- Gravidez
- Ser do sexo feminino
- Idade avançada
- Excesso de peso
- Permanecer muito tempo em pé ou sentado
- Não praticar atividades físicas
- Uso de anticoncepcional oral
- Condições que aumentam a pressão no abdômen, tais como doenças do fígado, líquido no abdômen ou insuficiência cardíaca
- Fístulas arteriovenosas
- Passado de trombose venosa profunda.
Como prevenir o aparecimento das varizes
Não é possível evitar totalmente o aparecimento de varizes. No entanto, com medidas simples é possível melhorar a circulação e reduzir o risco de desenvolver complicações. E vale destacar que quem já tem o problema e quer apenas tratar o desconforto também pode seguir as mesmas medidas.
Veja o que você pode e deve fazer:
- Praticar exercícios físicos que estimulem a circulação, como por exemplo caminhadas, hidroginástica, bicicleta, pilates e alongamento;
- Andar descalço também é uma ótima ideia, pois permite que as veias e os músculos da perna movimentem o sangue para o coração com mais facilidade;
- Colocar os pés para cima à noite com a ajuda de um travesseiro debaixo do tornozelo ou elevando os pés da cama;
- Ter uma alimentação balanceada, com alto teor de fibras e reduzido consumo de sal;
- Beber de dois a três litros de água por dia;
- Evitar saltos altos ou sapatilhas, prefira sempre um calçado com leve elevação;
- Manter um peso saudável;
- Evitar usar roupas e meias apertadas.
- Evitar longos períodos sentado e de pé.
As meias de compressão
Meias de compressão também podem ser usadas para o controle das varizes. Elas são extremamente úteis porque fazem uma compressão mais forte no tornozelo, diminuindo em direção à coxa e assim ela ajuda a direcionar o retorno do sangue venoso ao coração.
Mas atenção! A quantidade de compressão varia por tipo e marca, por isso só faça uso de meias de compressão com orientação médica e certifique-se de que elas sirvam corretamente. Meias de compressão devem ser fortes, mas não precisam ser excessivamente apertadas.
Caso você escolha uma meia com a compressão menor do que o necessário, ela pode não surtir o efeito desejado. Por outro lado, se a compressão for maior, outros problemas podem aparecer.
E falando em meias de compressão, se precisar delas, não deixe de conferir as diversas opções que a Maconequi oferece. Com certeza lá você irá encontrar a meia de compressão que procura.