para que serve as meias de compressão

Para que serve as meias de compressão?

Você sabe para que serve as meias de compressão? Elas servem para melhorar a circulação sanguínea nas pernas, ajudando ou prevenindo casos de doenças venosas. Existem vários tipos dessas meias disponíveis no mercado, elas variam de acordo com o tamanho e com a indicação de uso.

Apesar de ser muito usada para o tratamento de varizes ou para evitar o surgimento da trombose, as meias de compressão ganharam espaço no meio esportivo e também se tornaram grandes aliadas da beleza e da saúde das pernas.

Algumas meias só podem ser usadas a partir da indicação de um médico ou fisioterapeuta, mas antes de falar melhor sobre os tipos de meias de compressão e quem pode usá-las, vamos explicar para que serve as meias de compressão e quais são os benefícios desse tipo de meia.

Como funciona a meia de compressão?

O nosso sistema circulatório é composto por duas partes: as artérias, que transportam o sangue do coração para o resto do corpo; e as veias, que vão contra a gravidade para levar o sangue de volta para o coração.

Nas pernas, a movimentação das panturrilhas funciona como uma bomba muscular que ajuda o sangue a fazer esse caminho de volta pelas veias. Por isso, quando ficamos muito tempo sem movimentar os membros inferiores, corremos o risco de acumular o sangue nessa área.

O perigo do acúmulo de sangue nas pernas é que alguns problemas podem ser desenvolvidos como as varizes e a trombose. Então, para evitar que isso aconteça, é indicado o uso das meias de compressão.

O que as meias de compressão fazem é uma pressão graduada, que começa mais forte na área do tornozelo e vai diminuindo aos poucos conforme sobe pelas pernas. Essa pressão de baixo para cima literalmente joga o sangue de volta para o coração.

Quais são os benefícios da meia de compressão?

O principal benefício do uso da meia de compressão é a diminuição daquela sensação de peso e cansaço nas pernas. Ao melhorar a circulação sanguínea, ela também ajuda a diminuir dores e inchaços. Confira agora uma lista com indicações para o uso do produto:

  • quem tem histórico familiar de varizes, síndrome pós-trombótica ou trombose;
  • pessoas com insuficiência venosa;
  • quem passa muito tempo do dia sentado ou em pé;
  • gestantes;
  • pessoas em período de recuperação pós-cirúrgica;
  • quem tem veias varicosas ou varizes;
  • pessoas que fazem viagens longas de carro ou avião.

Tipos de meia de compressão

As meias de compressão podem ser categorizadas de acordo com o modelo, nível de compressão ou indicação de uso. De acordo com os modelos, podemos encontrar aquelas que cobrem até o joelho (panturrilha), até a coxa (meia coxa) ou que cobrem até o abdômen (meia calça).

Quanto ao nível de compressão temos a de suave, média e alta compressão. As meias de suave compressão podem ser usadas por qualquer pessoa, porém as de média e alta compressão só devem ser usadas mediante indicação médica. Isso porque essas duas últimas são indicadas para casos específicos.

Meias preventivas

As meias indicadas para quem faz muitas viagens longas ou precisa ficar muito tempo em pé ou sentada são as meias de suave compressão. Elas evitam a sensação de cansaço nas pernas e o surgimento de varizes e trombose. São indicadas para as pessoas que não apresentam nenhum problema venoso.

Meias para trombose

O médico indica o uso das meias de média compressão para prevenir trombose e edemas, geralmente para pacientes que já apresentam algum sintoma desses problemas. Nos casos de pós-trombose com edema leve, tromboflebite e escleroterapia também são indicadas esse tipo de meia de compressão.

Meias pós-cirúrgicas

As meias indicadas para o uso pós-cirúrgico e também para tratar edemas pós-traumáticos graves e a síndrome pós-trombose são as meias de alta compressão. Elas também podem ser usadas para veias varicosas pronunciadas, após inflamação das veias e no caso de veias varicosas durante a gravidez.

Meias esportivas

São usadas principalmente por quem costuma fazer corridas ou pedaladas. As meias esportivas contribuem para uma performance melhor, evitando o risco de lesões, diminuindo a fadiga e proporcionando uma recuperação pós-treino mais rápida, já que elas diminuem o acúmulo de lactato (substância produzida pelo corpo que faz os músculos endurecerem, causando dores).

Meias masculinas

As meias de compressão feitas para o uso do público masculino possuem os mesmos benefícios que as meias femininas, o diferencial está nas cores e nos modelos. Para os homens, há no mercado meias mais discretas e de cores básicas como preto e branco, facilitando o uso durante ocasiões mais formais também.

Quer saber mais sobre meias de compressão?

Agora que você já sabe para que serve as meias de compressão, talvez você queira saber mais sobre o assunto. Continue acompanhando nosso blog para aprender mais! E se você se interessou e quer comprar uma meia, visite esse post sobre como escolher sua meia de compressão que vai te ajudar muito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *