Será que pode dormir com meia de compressão? Descubra aqui!

pode dormir com meia de compressão

Por mais que seja utilizada com a finalidade amenizar os desconfortos nas pernas, a maior dos pacientes não pode dormir com meia de compressão.

Certamente que a resposta definitiva para essa pergunta deve ser dada pelo médico responsável pelo caso de cada paciente, no entanto, na maioria das vezes não é aconselhável.

Isso porque, o efeito esperado, que é o maior conforto e alivio das dores nas pernas não é alcançado, pelo contrário, acaba por prejudicar o fluxo sanguíneo.

Para que você possa entender melhor em quais situações o paciente pode dormir com meias de compressão, leia esse artigo até o final.

Por qual motivo não se pode dormir com meias de compressão?

As meias de compressão são ótimas aliadas para a circulação sanguínea em situações do dia a dia, como permanecer muito tempo sentado ou em pé, por um longo período de tempo. Elas promovem a melhora do retorno venoso.

Todavia, quando em repouso, esse trabalho acontece de forma natural.

Como as meias de compressão atuam de modo a comprimir a circulação arterial, pode acabar causando problemas circulatórios.

Para melhorar o retorno venoso a noite é muito indicado que seja colocado um travesseiro sob as pernas para que possíveis inchaços sejam evitados.

Como se dá o funcionamento das meias de compressão

Provavelmente você esteja se perguntando por que não pode dormir com meia de compressão. Essa restrição está diretamente relacionada ao seu funcionamento.

Em outras palavras, como elas auxiliam a circulação sanguínea dos membros inferiores, a meia de compressão promove o retorno do sangue que está nas pernas para a parte superior do corpo.

 Com a obstrução dos vasos sanguíneos, ou varizes, há uma maior dificuldade que o sangue retorne ao coração. 

A responsável por essa obstrução é a força da gravidade, que na proporção que facilita a descida do sangue para as pernas, dificulta a subida.

Por esse motivo, as pessoas que ficam muitas horas em pé ou sentadas, se beneficiam muito do uso das meias de compressão.  Contudo, como para toda regra tem exceções, em alguns casos a pessoa pode dormir com meias de compressão, é exatamente sobre isso que falaremos agora.

Em quais situações a pessoa pode dormir com meias de compressão?

À princípio, como foi dito antes, o uso de meias de compressão não é recomendado durante a noite. Surpreendentemente, existem dois casos específicos em que o paciente pode dormir com meia de compressão:

  • No pós-operatório para que seja evitado o risco de trombose;
  • Pessoas acometidas pela trombose e por isso passam muito tempo deitada.

O risco iminente do desenvolvimento de trombose em pessoas que passaram por procedimentos cirúrgicos, principalmente das pernas. Pode ser reduzido significativamente pelas meias de compressão, que ajudam a evitar esses coágulos.

Atividades que podem ser realizadas com o uso da meia de compressão

Para que não restem dúvidas sobre quais atividades podem ser realizadas ao fazer o uso das meias de compressão, listamos abaixo algumas delas.

Caminhada

Além da caminhada, outros exercícios físicos como andar de bicicleta e corrida, podem ser praticados usando as meias de compressão.

Pensando nisso, marcas como a Sigvaris e Venosan, desenvolveram modelos específicos para a prática de esportes em geral, atendendo às características, de acordo com a necessidade do esportista.

Trabalho

O desconforto e cansaço das pernas de pessoas que trabalham por muitas horas de pé ou mesmo sentadas, podem ser muito reduzidos com o uso de meias de compressão.

Para que esses benefícios sejam conquistados, é necessário procurar a orientação do médico, que irá indicar o modelo e o tipo de compressão que melhor se adequa a rotina de cada paciente.

Viagens longas

Tanto para viagens de carro, ônibus ou avião, o uso das meias de compressão impede o inchaço que normalmente acontece em trajetos mais longos.

Além disso, promove maior estímulo da circulação sanguínea, evitando cansaços e desconfortos nas pernas, permitindo que seja tirado maior proveito da viagem.

Por quanto tempo a meia de compressão pode ser utilizada?

O mais aconselhável é que, para que os benefícios da meia de compressão sejam notados logo no início do seu uso, o paciente a vista ao acordar e só a retire quando for tomar banho e dormir.

Salvo nos casos em que o paciente pode dormir com meia de compressão, seguindo orientação médica, esse período é suficiente.

Nunca é demais lembrar que apenas o médico pode dizer se você pode dormir com meia de compressão.

Por isso, nada de fazer o uso indiscriminado desse acessório, que pode ser prejudicial caso não sejam seguidas as recomendações médicas.

Outro detalhe importante para que você possa sentir os benefícios desse tratamento é escolher a marca, o modelo e o tecido que atendam suas necessidades.

Solicite o auxílio do seu médico, dessa maneira, ao acessar o site da Maconequi você já terá em mente o que precisa e certamente irá encontrar.

Blog feito com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre varizes, como evitar e como tratar esse problema.
Post criado 28

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo