Quais são os sintomas de má circulação sanguínea?

Dor, sensação de formigamento e inchaço nas pernas e pés não são coisas normais e podem ser sintomas de má circulação sanguínea, responsável por desencadear complicações como varizes e tromboses.

E para que você conheça todos os sintomas de má circulação sanguínea, não deixe de conferir este artigo. Boa leitura!

Sintomas de má circulação sanguínea

Causada pela acumulação de gordura nas paredes das artérias, a má circulação é mais comum em mulheres, principalmente aquelas que estão acima do peso e fazem uso de anticoncepcional ou reposição hormonal.

Interessante notar que a má circulação é agravada pelas baixas temperaturas, uma vez que as baixas temperaturas provocam a contração das artérias, o que dificulta a passagem do sangue. Por isso, a recomendação é que as pessoas com esse tipo de problema se protejam do frio.

E, entre os principais sintomas de má circulação sanguínea, podemos citar: 

Dores nas pernas: por causa das veias dilatadas, o sangue não consegue ir em direção ao coração e acaba indo na direção contrária, se acumulando dentro da veia e interrompendo o fluxo sanguíneo. E é justamente por isso que a dor surge. 

  • Inchaço: ocorre pelo mesmo motivo da dor. 
  • Vermelhidão: indica que pode haver um problema vascular. Costuma ser confundido como sendo um sinal de doença de pele (erisipela). 
  • Sensação de formigamento: costuma aparecer também no caso de varizes, mas se é constante e muito incômodo, deve ser investigado, já que é um dos sintomas de má circulação. 
  • Sensação de queimação: a maior parte das doenças que afetam a circulação costumam causar a sensação de queimação, em conjunto ou não com outros sintomas. 

Como prevenir a má circulação sanguínea

Confira abaixo algumas dicas para prevenir e tratar a má circulação sanguínea:

  1. Use roupas confortáveis, evitando peças que apertem os músculos das pernas, comprimam a cintura e dificultem a circulação do sangue. Evite também sapatos e tênis apertados.
  2. Coma alimentos ricos em fibras, já que eles ajudam na digestão e assim há redução da pressão abdominal. Com isso, diminui-se o risco de sofrer de prisão de ventre, varizes e hemorroidas.
  3. Levante as pernas um pouco as pernas enquanto estiver sentado, ou coloque-as elevadas por alguns minutos quando estiver deitado. Dessa forma,  você ajuda o retorno do sangue às veias
  4. Faça exercícios regularmente para fortalecer os músculos, assim eles podem facilitar  a circulação e empurrar o sangue para a parte superior do corpo.
  5. Prefira alimentos com gorduras poli-insaturadas ao invés das gorduras saturadas. Elas ajudam na redução da viscosidade do sangue, aumentando sua fluidez. Ajudam também na regularização da pressão arterial, na vasodilatação e na coagulação.
  6. Beber entre 2 e 3 litros de água por dia para ajudar na eliminação de toxinas e com isso conseguir uma melhora na circulação.
  7. Faça massagens relaxantes para estimular a circulação sanguínea e melhorar a irrigação dos tecidos.
  8. Não fume, pois a nicotina contida no cigarro danifica as artérias e favorece o aparecimento de varizes.

Quando procurar um angiologista 

Se notar qualquer um dos sintomas, é bom procurar um médico angiologista, ignorar os sinais pode permitir uma evolução do problema, ao ponto de haver comprometimento do funcionamento do coração e dos pulmões.

Todo o organismo é afetado pela má circulação. Porém, é nas pernas que se concentram os sinais que indicam a existência de problemas de circulação.

Agora que você já sabe quais são os sintomas de má circulação, que tal conferir nosso artigo sobre tratamentos para varizes

Blog feito com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre varizes, como evitar e como tratar esse problema.
Post criado 28

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo