Tratamento com radiofrequência para varizes: quais são as vantagens?

tratamento com radiofrequencia para varizes

Você que sofre com veias dilatadas, anormais, alongadas e tortuosas, lida com dores intensas, cansaço, mal-estar e a sensação de sobrepeso nos membros inferiores, está a procura do melhor tratamento para varizes, mas teme as cirurgias, evita-as e fica adiando a retirada das veias?

Imagine poder tratá-las sem precisar retirá-las! Conheça tratamento cuja primeira e principal vantagem é essa: o tratamento com radiofrequência.

Essa é uma técnica avançada que recorre a termoablação do vaso afetado, que é preservado nesse tratamento das varizes.

Saiba tudo sobre essa técnica usada para tratar o problema das varizes. Leia o artigo!

Tratamento com radiofrequência: conheça a técnica e por que optar por ele

O tratamento com radiofrequência é a indução alta temperatura em regiões específicas da pele, até 40º, e que gera estímulos fisiológicos variados, despertando a circulação, oxigenação, produção de colágeno e alteração da consistência.

A radiofrequência é uma técnica empregada no combate de vários problemas estéticos de flacidez, rugas, estrias e celulites. Dada as características de rapidez e ausência do incômodo da dor, os benefícios foram estendidos aos tratamentos de varizes e fibroses. É um tratamento pouco invasivo e altamente eficaz.

Quando a veia adoece, mas continua ativa, ela executa sua função de forma precária, por isso gera tantas dores e incômodos. O esforço para mantê-la ativa é sentido intensamente pelo corpo. Esse tratamento que induz o próprio corpo a se adaptar à ausência de uma veia que não atende mais a sua necessidade.

O procedimento faz cessar o fluxo sanguíneo pela veia, através de sua oclusão pela radiofrequência, o corpo reage e redireciona o fluxo, adequando seu funcionamento. Como tempo essa veia que não é mais utilizada será reabsorvida pelo organismo.

O procedimento é executado através de uma punção na veia, a seguir um cateter é introduzido e posicionado para liberar ondas de radiofrequência no interior da veia. O aquecimento da veia produz uma dilatação e sua oclusão.

Possíveis complicações do tratamento com radiofrequência para varizes e alternativas

O tratamento com radiofrequência para varizes normalmente não apresenta complicações. Entretanto, todo procedimento oferece margens de reações adversas. Portanto, pode acarretar uma inflamação temporária na veia ou na área submetida a tratamento chamada tromboflebite, uma reação que o próprio corpo cuida e corrige.

Caso haja uma lesão de algum nervo próximo à veia, isso gerará um adormecimento que desaparecerá em alguns meses. As temidas queimaduras podem acontecer, em alguns casos, entretanto são bastante raras.

Já houve alguns relatos de Trombose Venosa Profunda após o tratamento, a TVP é um coágulo que se forma no interior de veias profundas. Se houver uma migração para o pulmão, esse coágulo pode se tornar um problema, porém os riscos dessa ocorrência são muito baixos.

Vantagens do tratamento de varizes com radiofrequência

Desde 2005, uma nova técnica de tratamento com radiofrequência vem sendo utilizada e representa uma moderna intervenção. É um procedimento que há 15 anos tem alcançado sucesso, sendo empregada nos países mais desenvolvidos.

Apenas a parte afetada da veia pode ser tratada sem precisar extraí-la totalmente, essa é uma grande vantagem. O tratamento com radiofrequência é empregado em:

  • Veias safenas;
  • Veias varicosas de calibre grosso;
  • Veias perfurantes;
  • Segmentos venosos variados.

A anestesia pode ser raquidiana ou local. Uma carga de energia é transferida para a parede da veia, que a aquece e reduz o calibre da fibrose.

Com um pequeno corte de 2mm, posiciona-se um catéter no  interior da veia para disparar a radiofrequência.

A liberação é uniforme e totalmente controlada, de rápida duração, pouco invasiva e é monitorada por imagens de ultrassom.

Devido à baixa agressão do tratamento, em pouco tempo o paciente pode retomar suas atividades regulares. A recuperação é reduzida em dois terços do tempo médio.

Em caso de cirurgia, o paciente precisaria de 18 dias. No tratamento com radiofrequência a  recuperação é de 6 dias aproximadamente.

Além dessa vantagem, o procedimento proporciona redução de hematomas e dores pós-operatórias.

O organismo absorve a veia entre 2 a 4 meses posteriormente, e de 10 a 12 meses após ela nem sequer é detectada no exame ecográfico.

Procure um especialista e converse sobre o tratamento!

Saúde e bem-estar são essenciais ao desempenho pleno de nossas funções. Felizmente técnicas avançadas estão surgindo e nos permitem cuidar de nossa saúde com conforto e segurança.

O tratamento com radiofrequência oferece uma alternativa realmente eficaz, com baixos riscos e que vale a pena empregar no tratamento de varizes.

As vantagens são enormes e os resultados compensadores. As dores podem ser postas de lado com um tratamento avançado e aprovado por especialistas. Faça uma avaliação, converse com seu médico e você certamente fará a opção por esse método.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre varizes, continue acompanhando nosso blog. Esse projeto é uma iniciativa da Maconequi, onde você encontra todos os produtos de suporte para seu tratamento de varizes, porque você e sua saúde valem muito!

Blog feito com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre varizes, como evitar e como tratar esse problema.
Post criado 27

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo