O tratamento de varizes com espuma: o que é, como é feito e indicações

tratamento de varizes com espuma

Já falamos aqui no blog, sobre os principais tratamentos para varizes e tipos de cirurgia. E hoje vamos falar especificamente sobre o tratamento de varizes com espuma. Acompanhe e saiba mais!

O tratamento das varizes

Geralmente localizada nas pernas, as varizes são veias dilatadas e deformadas que surgem quando, por algum motivo, o sangue chega nos membros inferiores, mas encontram dificuldades de retornar ao coração.

Elas costumam incomodar tanto por questões estéticas como pelos sintomas, que causam muito incômodo, como a sensação de cansaço nas pernas, vermelhidão, dores, formação de manchas nos tornozelos e queimação. 

As varizes não desaparecem espontaneamente e uma vez instaladas, somente uma cirurgia pode acabar com o problema. 

Existem vários tipos de cirurgia de varizes das pernas, porém, as  varizes podem voltar a aparecer, especialmente se não houver controle do peso e melhora da circulação sanguínea.

O tratamento de varizes com espuma

Esta técnica, também conhecida como escleroterapia com espuma, elimina completamente as varizes e os pequenos vasinhos e consiste em aplicar uma substância esclerosante chamada Polidocanol, em forma de espuma, diretamente nas varizes, até que estas desapareçam.

Ela é muito eficaz nas microvarizes e varizes de até 2 mm, no entanto, nas varizes de maior calibre, este tratamento pode não dar o melhor resultado, mas é capaz de diminuir o seu tamanho, sendo necessária mais de 1 aplicação na mesma variz.

Essa espuma causa uma irritação na parede do vaso levando à formação de coágulos locais e fechamento do mesmo, o que impede o sangue de continuar circulando. 

Como é utilizada uma agulha muito fina para a injetar a espuma, este tipo de tratamento normalmente não deixa qualquer tipo de cicatriz na pele. 

Dependendo da quantidade de veias, são necessárias algumas sessões para a realização do tratamento, espaçadas por no mínimo uma semana.

Apesar de ser um tratamento simples e realizado no consultório médico,  é importante que a escleroterapia com espuma seja realizada por um médico especialista, de preferência pelo Angiologista.

Após o procedimento é necessário o uso da meia elástica por alguns dias e também que a pessoa não se exponha ao sol para evitar que a região fique manchada. 

Quem pode fazer o tratamento de varizes com espuma 

O tratamento de escleroterapia com espuma é indicado apenas em alguns casos, já que podem ocorrer algumas complicações com este tratamento, que apesar de raras não podem ser desconsideradas, como trombose venosa profunda, flebites, embolia pulmonar e reação alérgica.

No mais, o tratamento de varizes com espuma tem um risco de cerca de 30% de causar manchas no trajeto das veias e isso deve ser considerado no caso de pacientes que tenham grande preocupação estética.

Este é um tratamento muito indicado para pacientes idosos que tenham graus avançados de Insuficiência Venosa Crônica (como alterações de pele e úlceras varicosas) e que não possam ser submetidos à cirurgia. 

Pacientes obesos ou que tenham alguma condição clínica que impeçam o procedimento cirúrgico também podem se beneficiar do tratamento de varizes com espuma.  

Por fim, cabe destacar que desde 2018, o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a disponibilizar gratuitamente o tratamento de varizes com escleroterapia com espuma, no entanto até o momento o tratamento tem sido direcionado para pessoas que possuem mais risco de complicações relacionadas à varizes, principalmente aquelas em que há o comprometimento da veia safena, que vai do tornozelo à virilha.

Riscos da escleroterapia com espuma

Apesar de não oferecer riscos, em alguns casos raros o tratamento pode  trazer  algumas consequências, como por exemplo trombose venosa profunda e embolia, que pode causar o deslocamento de coágulos pelo corpo e atingir o pulmão, por exemplo. Além disso pode haver reação alérgica grave, formação de feridas de difícil cicatrização ou hiperpigmentação da região.

Por isso, é importante que o cirurgião vascular seja consultado antes da realização da escleroterapia para que sejam avaliados os riscos da realização desse procedimento.

Este conteúdo foi útil? Então continue acompanhando nosso blog e claro, se precisar de meias de compressão, na Maconequi você encontra os melhores modelos de meias dos principais fabricantes. E o melhor: com os menores preços. Além disso, eles entregam em todo o país.

Blog feito com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre varizes, como evitar e como tratar esse problema.
Post criado 27

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo