Tratamento para varizes: qual é a melhor opção?

tratamento para varizes

Varizes são veias dilatadas e tortuosas que aparecem nas pernas e pés de homens e mulheres. Além da questão estética, as varizes também podem ser sinônimo de dor, desconforto e trazer um risco maior de doenças circulatórias. E se você também sofre com esse problema e quer saber qual o melhor tratamento para varizes, não deixe de conferir este nosso novo artigo.

Boa leitura! 

O tratamento para varizes 

A genética familiar, a falta de atividade física regular, permanecer muitas horas sentado ou em pé e uso de anticoncepcionais orais estão entre os fatores de risco para o aparecimento das varizes

No mais, com o envelhecimento, as veias ficam frágeis, sendo mais propensas a dilatações, ou seja, com a idade o problema pode se agravar. E aí é hora de procurar um tratamento.

Infelizmente, não existe mágica quando o assunto é tratamento para varizes. Remédios, pomadas e cremes não fazem o efeito que prometem e são portanto, uma grande ilusão.

O melhor tratamento para acabar com as varizes passa necessariamente pelo consultório médico está ligado a procedimentos que devem ser conduzidos por especialistas no assunto. 

Mas atenção, o tratamento de varizes e vasinhos só pode ser feito por médicos, outros profissionais de saúde não estão habilitados para essa atividade. 

O melhor tratamento para varizes 

Embora a cirurgia seja extremamente eficaz para o tratamento das varizes, existem casos onde é possível usar técnicas menos invasivas. Mas isso vai depender do tamanho e da quantidade das veias, bem como dos resultados esperados pelo paciente.

Por exemplo, para tratar os vasinhos, o método mais indicado é a escleroterapia, também popularmente conhecida como “secagem de vasos”.

No entanto, em muitos casos, o melhor tratamento para varizes é mesmo o cirúrgico. Mas não precisa se assustar. A cirurgia é tranquila, pode ser apenas com anestesia local e uma leve sedação, sem a necessidade de anestesias mais complexas.

O resultado da cirurgia de varizes 

Os resultados das cirurgias para tratamento das varizes costumam ser muito satisfatórios. No entanto, esses resultados dependem muito da cooperação do paciente no pós-operatório. 

As recomendações sobre os cuidados necessários após uma cirurgia vascular, geralmente são: 

  • Evitar fazer esforços, como subir ou descer escadas, nos primeiros dias; 
  • Manter alguma atividade física, fazendo pequenas caminhadas em casa;
  • Deitar com os pés elevados que o quadril, para ajudar na circulação. 

As meias de compressão

E por falar em pós-operatório, as meias de compressão são muito úteis para os pacientes que passaram por uma cirurgia de varizes. Seu uso é recomendado durante o dia, pelo período indicado pelo cirurgião vascular, sendo que o ideal é que pacientes que sofram com varizes tenham o hábito de vestir as meias diariamente.

No entanto, a quantidade de compressão varia por tipo e marca, por isso só faça uso de meias de compressão com orientação médica e certifique-se de que elas sirvam corretamente. Meias de compressão devem ser fortes, mas não precisam apertar demais. 

Caso você escolha uma meia com a compressão menor do que o necessário, ela pode não surtir o efeito desejado. Por outro lado, se a compressão for maior, outros problemas podem aparecer. 

E você já sabe, se precisar de meias de compressão não deixe de conferir as diversas opções que a Maconequi oferece. Com certeza lá você irá encontrar a meia de compressão que procura. 

Blog feito com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre varizes, como evitar e como tratar esse problema.
Post criado 27

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo