Tromboflebite e sua relação com as varizes

tromboflebite

Você sabe o que é tromboflebite? Sabe qual a sua relação com as varizes? Então é hora de descobrir. Preparamos este texto especialmente para você ficar por dentro do assunto e claro, se cuidar.

Boa leitura.

O que é tromboflebite?

O termo flebite diz respeito a  qualquer tipo de inflamação nas paredes das veias. E como todas as vezes que há inflamação da veia existe a formação de coágulo (trombo),  chamamos esses casos de trombose venosa. 

Por sua vez, a trombose venosa pode acontecer na veias superficiais ou naquelas mais profundas. 

Quando os coágulos de sangue são formados em veias mais profundas, a trombose é chamada de trombose venosa profunda, um problema bem grave. 

Já quando a trombose que ocorre em veias superficiais e gera um processo inflamatório local, costuma ter evolução benigna é chamada de flebite superficial ou tromboflebite.

Assim, dito isso, podemos conceituar a tromboflebite como uma  inflamação de uma ou mais veias superficiais causada por um coágulo sanguíneo.

 Ela geralmente acontece nas pernas ou em outras partes inferiores do corpo, mas pode também surgir nos braços.

As causas da tromboflebite 

Os coágulos de sangue, que levam à inflamação de um ou mais vasos sanguíneos, podem ser causados por qualquer motivo que faça com que o sangue não circule corretamente. E entre esses motivos podemos citar:

  • Veia ou artéria lesionada;
  • Distúrbio de coagulação do sangue; 
  • Permanecer imóvel por longos períodos de tempo, como acontece após uma longa internação hospitalar ou após quebrar uma perna, por exemplo; 
  • Histórico de acidente vascular cerebral (AVC) que tenha causado paralisia nos braços ou nas pernas;
  • Possuir um cateter em uma veia central para o tratamento de alguma condição médica; Gravidez ou ter acabado de dar à luz;
  • Uso de pílulas anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal;
  • Ter histórico familiar de algum transtorno de coagulação sanguínea ou uma tendência a formar coágulos mais facilmente;
  • Ter mais de 60 anos;
  • Ter varizes.

E atenção! Se você apresentar um ou mais desses fatores, discuta com seu médico estratégias de prevenção após uma cirurgia ou durante um longo voo ou viagem de carro.

Tromboflebite e varizes

Como você leu acima, uma das causas da tromboflebite é a presença de varizes,    inflamação e dilatação das veias, que deixam de cumprir seu papel, prejudicando o retorno venoso e a velocidade da circulação sanguínea. 

Mas na verdade, podemos afirmar que elas são uma das causas mais comuns de tromboflebite, uma vez que as duas condições, varizes e tromboflebite, se relacionam com a circulação sanguínea. 

A formação do coágulo ocorre porque no caso dos pacientes com varizes, a velocidade da circulação do sangue cai devido a dilatação da veia, facilitando a formação de trombos.

Sintomas e diagnóstico da tromboflebite

Agora que você já sabe o que é tromboflebite e sua relação com as varizes, vale a pena conhecer seus sintomas, mas poder melhor se cuidar e procurar o tratamento adequado.

Entre os principais sintomas de tromboflebite podemos destacar a presença de vermelhidão e inchaço na área afetada, além de calor, sensibilidade e dor.

Quando uma veia superficial é afetada, pode-se notar um cordão vermelho, duro e macio logo abaixo da superfície da pele. Porém, quando o problema acontece em uma  veia profunda na perna, o membro pode ficar inchado, sensível e doloroso.

Dito isso, é importante que você consulte um médico assim que notar uma veia inchada ou vermelha, especialmente se você tiver um ou mais fatores de risco para tromboflebite ou para trombose. 

No mais, se você apresentar inchaço e dor nas pernas, juntamente com falta de ar ou dor no peito, procure ajuda imediatamente. Esses sintomas podem indicar a trombose venosa profunda e existe o risco do trombo se instalar em órgãos vitais, como os pulmões.

Quer saber mais sobre varizes? Que tal conferir o artigo Qual é a melhor meia de compressão para varizes?

Blog feito com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre varizes, como evitar e como tratar esse problema.
Post criado 28

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo