Tudo o que você precisa saber sobre varizes na gravidez

varizes na gravidez | como evitar varizes na gravidez | o que causa varizes na gravidez

Segundo Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, 45% das brasileiras sofrem com problemas de varizes, porém é na gestação que elas ganham destaque. Assim, pernas e pés inchados, dores e sensação de peso são sintomas comuns a muitas gestantes que apresentam varizes na gravidez.

E se você também está sofrendo com isso na gestação ou está pensando em engravidar e quer evitar o problema, acompanhe este texto para saber mais sobre o assunto varizes na gravidez.

Entenda porque surgem varizes na gravidez

As varizes na gravidez surgem porque o corpo da mãe produz sangue a mais para sustentar também o bebê. No entanto, esse peso extra pressiona os vasos sanguíneos, e em especial os vasos das pernas que precisam trabalhar contra a gravidade para levar todo o sangue extra de volta para o coração. 

No mais, o útero em crescimento coloca mais peso sobre os vasos pélvicos e o aumento nos níveis de progesterona fragilizam as paredes dos vasos sanguíneos. Pronto, temos aí a receita perfeita para as varizes na gravidez!

Outros fatores como obesidade, histórico familiar e sedentarismo contribuem para a formação de varizes, que são mais comuns no segundo e, principalmente, no terceiro trimestre da gestação, período em que a mulher ganha mais peso. 

A boa notícia é que o problema tende a melhorar depois do parto. Com o nascimento do bebê, desaparece a compressão da veia cava inferior e a pressão venosa nas pernas. Já a partir do terceiro mês após o parto, a dilatação e o tom azulado das veia começam a diminuir.

O que a presença de varizes pode causar

As varizes são feias e podem causar desconforto, mas não são uma ameaça à saúde da mulher ou do bebê. 

O perigo das varizes na gravidez é o aumento da possibilidade de uma trombose. Porém, como veremos a seguir, é possível reduzir ou até mesmo evitar o aparecimento das varizes. 

Como evitar as varizes na gravidez

Para evitar o aparecimento de varizes na gravidez, basta a gestante tomar alguns cuidados como:

  • Estimular a circulação fazendo caminhadas diárias por, ao menos, meia hora. Hidroginástica, bicicleta, pilates e alongamento também são boas opções, já que promovem a contração e o relaxamento da panturrilha.
  • Andar descalço é uma ótima ideia, pois permite que as veias e os músculos da perna movimentem o sangue para o coração com mais facilidade.
  • Evitar ficar muito tempo em pé ou sentada. 
  • Colocar os pés para cima à noite com a ajuda de um travesseiro debaixo do tornozelo ou elevando os pés da cama.
  • Ter uma alimentação balanceada.
  • Beber de dois a três litros de água por dia.
  • Usar meias elásticas de média compressão. 

O uso das meias de compressão para gestantes

Como mencionado acima o uso de meias de compressão é uma das formas mais eficazes de prevenir varizes na gestação. Porém, seu uso não deve ser feito sem orientação médica. 

O correto é que a meia seja recomendada pelo médico, pois só ele saberá dizer com precisão qual nível de compressão que deverá ser usado, já que as meias elásticas são divididas em três níveis principais de compressão:

  • suave compressão (15-20mmHg);
  • média compressão (20-30mmHg); 
  • alta compressão (30-40 mmHg).

Caso você escolha uma meia com a compressão menor do que o necessário, ela pode não surtir o efeito desejado. Por outro lado, se a compressão for maior, outros problemas podem aparecer. 

No mais, são vários os modelos de meias de compressão para gestantes. Desde as que cobrem apenas a panturrilha, até a meia calça com um tamanho especial para acomodar a barriga. Mas geralmente, as meias até o joelho, ou seja, as meias 3/4, são mais que suficientes para a maioria das gestantes.

Já a maneira correta de usá-las é vesti-las pela manhã e ficar o máximo de tempo com elas, preferencialmente até a hora de dormir. 

Converse com seu médico, veja o mais recomendado para você e aproveite para conferir nosso artigo Pernas inchadas durante a gravidez e o uso de meias de compressão

Blog feito com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre varizes, como evitar e como tratar esse problema.
Post criado 27

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo